Master Plan | Gestão e Treinamento Empresarial
Gestão à vista: o que é, quais as vantagens e como aplicar
"Gestão à vista: o que é, quais as vantagens e como aplicar"

A gestão à vista é uma maneira prática e eficiente de fortalecer a comunicação interna das organizações que foca em resultados, otimiza o cumprimento de metas, ajuda na tomada de decisões, reduz prejuízos e engaja os colaboradores. Saiba mais e veja como funciona!

A gestão à vista pode ser uma grande aliada quando o objetivo é comunicar de forma transparente e engajar os colaboradores em prol do cumprimento de metas e da obtenção de resultados.

Como o próprio nome já diz, este modelo de gestão funciona, basicamente, através da divulgação de informações relevantes em quadros, indicadores ou painéis dispostos à vista dos colaboradores e gestores que permitem o acompanhamento dos índices da área, dos status de projetos e até de tendências do negócio.

O fato de disponibilizar todos os dados atualizados de forma simples e facilitada favorece a tomada de decisões, minimizando problemas e prejuízos. 

Salientamos que a gestão à vista, para atingir os seus propósitos, deve trabalhar com padrões visuais claros, práticos e de fácil compreensão para que todos os colaboradores de todos os setores façam a correta interpretação das informações. 

Porque não adianta divulgar os dados se quem faz a leitura não entende do que se trata e não consegue fazer bom uso dos indicadores. É preciso ter certeza de que as informações estejam sendo devidamente compreendidas. 

Em suma, a gestão à vista, quando bem aplicada, pode ajudar a empresa a atingir a excelência operacional ao integrar e motivar todos os times para atingir os mesmos objetivos a partir de uma comunicação transparente e confiável.

Benefícios da gestão à vista

São várias as vantagens de aplicar a gestão à vista na empresa. Selecionamos as mais importantes que denotam melhorias significativas no negócio. Confira!

  • Otimiza o controle de metas

Através dos quadros a empresa divulga o desempenho de cada time ou colaborador, promovendo uma espécie de competição sadia em busca de bons resultados.

Também existe a possibilidade de apontar qual é a porcentagem da meta semanal ou mensal que já foi atingida, o que reforça a necessidade de engajamento para que a companhia obtenha o sucesso esperado e planejado.

  • Aumenta o engajamento dos colaboradores

Quando os colaboradores têm autonomia no trabalho, a tendência é que o compromisso com a organização aumente. Como consequência temos equipes mais engajadas e mais produtivas. 

  • Identifica pontos fracos

Ao avaliar o desempenho de cada setor da empresa, podemos identificar com facilidade quais são os pontos que precisam de mais atenção e quais são os possíveis riscos que, de certa forma, influenciam nos resultados do negócio.

  • Favorece a tomada de decisão

Como os gestores acessam os indicadores em tempo real de acordo com cada tarefa ou etapa executada, conseguem prever problemas e propor as melhores soluções antecipadamente.

Ferramentas práticas para o quadro de gestão

Agora que você já sabe o que é gestão à vista e conferiu quais são os benefícios que ela pode gerar para a empresa, veja as ferramentas mais comuns que facilitam a aplicação deste sistema de gerenciamento. 

Kanban

O Kanban é uma técnica japonesa que utiliza cartões coloridos para indicar o andamento dos fluxos de produção. Estes fluxos são identificados, geralmente, como A FAZER, FAZENDO e FEITO.

Através do Kanban todos os colaboradores ficam cientes a respeito do andamento das atividades e da realização das demandas.

Para colocar em prática, basta um quadro ou mural e post-its coloridos. Mas, se você preferir, pode lançar mão de plataformas online, como o Trello, por exemplo. 

Dashboards (ou painéis de controle)

A distribuição destes painéis contendo informações sobre indicadores de performance comparam desempenhos e direcionam a respeito dos objetivos alcançados, incentivando a superação de metas.  

Os dashboards precisam ser constantemente atualizados para manter a coerência dos dados. 

Balanced Scorecard (ou indicadores balanceados de desempenho)

Apresenta métricas simples de desempenho para diversas áreas de uma empresa. Através dele é possível ter uma visão integrada dos objetivos estratégicos baseados em 4 áreas: aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e financeira.

6 passos para montar um quadro de gestão à vista 

É necessário saber quais dados e informações devem ser divulgados para melhorar o desempenho das equipes.

1. Coloque apenas o que faz sentido

Não adianta preencher o quadro com informações desnecessárias e confusas. Por isso, defina claramente quais indicadores serão inseridos nele com base nestas 3 questões básicas: 

  • O que este dado responde?

  • Quais ações dependem dele?

  • Em que ele pode me ajudar?

2. Defina objetivos e metas

É preciso esclarecer estas questões para que todos os colaboradores trabalhem com o mesmo foco em busca dos mesmos resultados.

3. Defina os KPIs - Indicadores

Tenha em mente que nem todo indicador é relevante para a equipe. Divulgue somente aqueles que possuem relação direta com as atividades exercidas.

4. Atribua graus de prioridades

Uma equipe atua mais focada e entrega melhores resultados quando sabe exatamente quais são as urgências de cada tarefa ou projeto. Deixe isso bem claro na gestão à vista.

5. Escolha uma interface

Podem ser utilizados softwares, aplicativos ou até mesmo quadros, painéis e murais. Desde que atenda às necessidades e esteja fixo em um local de fácil visualização.

6. Defina uma equipe para atualização

Para que a gestão à vista atinja seus objetivos, as informações disponibilizadas precisam ser constantemente atualizadas. Ter pessoas para realizar esta ação é fundamental.

A Master Plan e a gestão à vista 

Sabemos que não é uma tarefa simples implementar um modelo de gestão em uma empresa. É necessário treinamento para todos fiquem cientes e conscientes dos processos e etapas.  

É preciso avaliar os riscos e vantagens, garantindo que os gestores tenham uma visão muito clara sobre o planejamento estratégico definido, as expectativas da empresa e os seus principais objetivos.

Nós podemos ajudar você a implantar este modelo de gestão com soluções assertivas para alavancar o seu negócio através de resultados consistentes.

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe um comentário no quadro abaixo.

Entre em contato. Será um grande prazer atendê-lo!

WhatsApp:(19) 3422-3857

Telefone: (19) 99747-0626

contato@consultoriamasterplan.com.br

Veja outros temas importantes que publicamos na nossa página do blog:

10 Razões para se tornar um especialista na sua área!

O que são perdas industriais e como podem prejudicar a empresa

Principais sistemas de gestão de combate às perdas nos processos industriais reconhecidos mundialmente

Os 8 desperdícios que devem ser eliminados com o método lean manufacturing

A importância da metodologia TPM na gestão da performance total e no combate às perdas nos processos industriais

Auditoria interna: importância e benefício

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE