Six Sigma: um pouco de história. | Gestão e Treinamento Empresarial
Six Sigma: um pouco de história.
"Six Sigma: um pouco de história."

SIX SIGMA: DA MOTOROLA PARA O MUNDO!

A metodologia Six Sigma é uma técnica de melhoria da produção e desempenho de um processo que visa identificar e eliminar causas de defeitos e, finalmente, encontrar novos métodos para o desenvolver este processo.

É uma abordagem baseada em dados que utiliza metodologia estatística para identificar e eliminar os defeitos, por meio da redução da variabilidade dos processos e com isso, aumentar a produtividade e melhorar desempenho.

A metodologia nasceu na década de 1980, quando a Motorola contratou Bill Smith e Dr. Mikel J. Harry para melhorar seu controle de qualidade.

Baseando-se em teorias de melhoria que foram desenvolvidas por profissionais de qualidade como W. Edward Deming, Smith e Harry introduziram a metodologia do Six Sigma que a Motorola lançou oficialmente em 1986.

A abordagem visa reduzir o número de defeitos para menos de 3,4 por milhão, pela aplicação de técnicas que permitam identificar as maiores causas das variações e controlar a qualidade dos produtos e serviços alcançando quase a perfeição. O termo “Six Sigma" foi usado para descrever um nível esperado de qualidade e sua etimologia é baseada no símbolo grego "sigma" ou "σ", um termo estatístico para medir o desvio da média ou alvo do processo.

O termo "Six Sigma", portanto, vem da curva do sino usada nas estatísticas, onde um Sigma simboliza um único desvio padrão em relação a média. Se o processo tiver seis Sigmas, três acima e três abaixo da média, a taxa de defeito é classificada como "extremamente baixa". Isso significa que, reduzindo a variabilidade dos processos, o desvio padrão dos dados será tão baixo que mesmo multiplicado por 6 (por isso o termo 6 Sigma), os valores ficarão dentro das especificações desejadas pelos clientes.

Smith e Harry trabalharam juntos para chegar a uma abordagem de resolução de problemas em quatro estágios: medir, analisar, melhorar, controlar (MAIC), que se tornou uma pedra angular para o processo Six Sigma, mais tarde evoluindo para DMAIC.

Atualmente, existem duas metodologias de Six Sigma, a DMAIC e a DMADV.

DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control) é a metodologia destinada a melhorar um processo de negócios existente enquanto a DMADV (Define-Measure-Analyze-Design-Verify) é a segunda metodologia destinada à criação de novos produtos ou projetos.

Como resultado de seu programa de melhoria de qualidade, a Motorola foi a primeira empresa a ganhar o Prêmio Malcolm Baldrige. Os vencedores concordam em compartilhar seus programas de qualidade com qualquer um que estivesse interessado, e muitos ficaram ansiosos para aprender e adotar a Six Sigma, dentre eles, Jack Welch da GE na década de 90. Esta foi uma das principais razões pelas quais a metodologia tornou-se tão amplamente conhecida.

A abordagem de Bill para a Six Sigma inclui também um conceito simples, mas importante: "Se você quer melhorar algo, envolva as pessoas que estão fazendo o trabalho."

Se você busca aprimorar seus conhecimentos com a prática de métodos, ferramentas e técnicas eficazes, entre em contato a Master Plan, nós podemos ajudar nesse processo.

Conheça esta metodologia e alcance resultados extraordinários!

 Fontes:

 https://www.leansixsigmadefinition.com/glossary/bill-smith/

https://www.quality.org/knowledge/origins-lean-six-sigma

https://blog.creativesafetysupply.com/an-overview-on-six-sigma-technique/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE