Lean Manufacturing: O básico a saber sobre esta metodologia | Gestão e Treinamento Empresarial
Lean Manufacturing: O básico a saber sobre esta metodologia
"Lean Manufacturing: O básico a saber sobre esta metodologia"

O que significa Lean Manufacturing

Poderíamos traduzir Lean Manufacturing por “fabricação enxuta”, termo frequentemente encontrado. Mas seria possível traduzir como “fabricação sarada”, pois passaria a ideia de um corpo muito forte, mas sem excessos, portanto, ágil e econômico, como o corpo de um campeão de atletismo.

Para além da brincadeira com a tradução, a ideia central da “fabricação enxuta” é muito simples: Eliminar todos os desperdícios no processo de fabricação ou, como costumamos tratar em nossos treinamentos, trabalhar incansavelmente para a eliminação de perdas.

O que é desperdício na metodologia Lean

Desperdício tem um significado quase intuitivo, porém a metodologia Lean define desperdício como qualquer atividade que não agregue valor do ponto de vista do cliente, o que já não é tão intuitivo assim, pois exige um pouco mais de atenção.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Lean Enterprise Research Centre (LERC), 60% das atividades de produção, em uma operação de fabricação típica, não agregam nenhum valor para o cliente e o negócio.

Portanto, a maioria das empresas têm uma tremenda oportunidade de melhorar produtividade e baixar custos eliminando desperdícios, usando técnicas de fabricação enxuta e outras melhores práticas de fabricação.

Origem do Lean Manufacturing

Este conceito surgiu no final da segunda guerra mundial, em 1945, quando a Toyota precisou criar alternativas para continuar a produção automobilística quando o Japão estava começando a se reerguer. A ideia era colocar em prática um processo produtivo que não tivesse necessidade de altos estoques, que manteria um fluxo de caixa muito mais rápido e que conseguisse atender as demandas com eficiência.

Na época, eles nomearam esta metodologia de Sistema Toyota de Produção (TPS). Deu tão certo que, em poucos anos, outras empresas japonesas aderiram ao método de trabalho e passaram a exportar seus produtos, estabilizando a economia do país. O responsável por implementar a filosofia Lean na Toyota foi Taichi Ohno.

Para isso, ele avaliou criteriosamente como funcionava o sistema de produção em massa dos Estados Unidos e, nesta observação, listou sete (7) tipos básicos de desperdícios que não agregavam valor ao produto e traziam prejuízos para a organização. Hoje, são oito (8) tipos que listaremos mais adiante. Com os alvos reconhecidos, ele desenvolveu técnicas, processos e recursos estratégicos para mitigação ou eliminação deles.

A filosofia Lean foi apresentada ao ocidente no ano de 1988, em um trabalho realizado pelo MIT – Massachusetts Institute Technology, descrito no livro: “A máquina que mudou o mundo” dos autores Womack, Jones e Roos.

Até hoje é aplicada e desenvolvida nos processos industriais, sendo reconhecida mundialmente como uma das ferramentas metodológicas mais eficazes no combate a perdas ou desperdícios. Basicamente, o Lean Manufacturing tem o objetivo de simplificar todos os processos de trabalho para reduzir ao máximo os desperdícios que possam ocorrer ao longo de todas as etapas da produção.

Os 8 desperdícios combatidos pela metodologia Lean Manufacturing

Originalmente, o Lean identificava sete desperdícios, porém, ao longo dos anos, houve a necessidade de incluir o oitavo item à lista. Confira!

1. Produtos com defeito

Este tipo de desperdício é caracterizado por produtos fora do padrão ou do controle de qualidade, por falhas no processo durante a fabricação, erros de planejamento da produção, por especificações de produto incompletas e até por falhas técnicas na manutenção. Os defeitos também podem ocorrer por falhas no treinamento da equipe, por falta de objetividade nas especificações do cliente em relação ao produto ou por fornecedores desqualificados.

2. Excesso de processamento

Aqui entram as atividades que aumentam o custo do produto ou o tempo de produção dele. Este tipo de desperdício costuma acontecer porque o processo de fabricação não está bem elaborado ou é muito redundante. Podemos incluir também a duplicação de informação e de tarefas. Mas, podemos citar ainda as reuniões em excesso, processos não otimizados, várias funções e atividades que não agregam valor ao produto.

3. Excesso de produção

Produzir mais do que o necessário, mais rápido do que é preciso e antes do prazo solicitado são os maiores erros das empresas. O excesso de produção provoca o acúmulo de bens e materiais em estoque que ficam parados. Este tipo de desperdício pode ser causado por um processo pouco confiável, horários instáveis ou por falta de comunicação.

4. Tempo de espera

Neste item podemos listar os desperdícios relacionados à espera por pessoas, peças, materiais, documentos, ferramentas ou até para que os equipamentos deixem de ficar ociosos.

5. Estoque ou inventário

No conceito Lean, qualquer estoque é considerado como uma margem de segurança para esconder as ineficiências do processo. O desequilibro dos processos de produção geram estoques ao longo de todo o fluxo produtivo.

Estes produtos estocados, tanto nos locais de produção, quanto em almoxarifados irão ocupar espaço, dificultar as movimentações, provocar desorganização dos locais de produção e depósitos, causando assim um aumento dos custos e até mesmo problemas de qualidade.

Todo e qualquer material ou produto que não utilizamos ocupa espaço. Como consequência, isso dificulta a localização daquilo que realmente precisamos no momento. As empresas que seguem as metodologias Lean conseguem eliminar as perdas que geram os estoques desnecessários.

6. Excesso de transporte

Quando uma empresa transporta produtos ou materiais mais vezes do que o necessário, perde recursos financeiros e tempo. Para evitar o excesso de transporte é possível implementar melhorias no planejamento, na gestão do estoque e na organização do espaço de trabalho.

7. Excesso de movimento

Como vimos acima, o transporte é a deslocação desnecessária de produtos e de materiais, enquanto o movimento engloba a movimentação de pessoas. Qualquer movimento que não acrescente valor ao produto é um desperdício. Podemos citar, por exemplo, o trajeto que um colaborador precisa percorrer entre os setores para pegar ferramentas, materiais ou documentos.

8. Desperdício de talento ou de potencial humano

Atualmente, o desperdício de recursos humanos é tão grave quanto todos os outros que listamos anteriormente. Porque, muitas vezes, as empresas utilizam pessoas com capacitação e habilidades técnicas em tarefas e processos abaixo de suas qualificações.

Este tipo de desperdício também ocorre quando a organização não leva em consideração a opinião nem o feedback dos colaboradores. Como resultado, o funcionário se sente desvalorizado e busca novas oportunidades em locais onde possa se realizar profissionalmente. Assim, a organização perde talentos para os seus concorrentes.

 

A Trilha Híbrida & Ágil Master Plan para Eliminação de Perdas

A Master Plan tem um programa de treinamento destinado a capacitar seus colaboradores na identificação e eliminação de desperdícios e as perdas no processo produtivo.

Neste programa, combinamos os conceitos de Lean Manufacturing e outras metodologias (como TPM, por exemplo) à experiência de instrutores com vivência prática em funções gerenciais na indústria e domínio de técnicas atuais de treinamento e educação corporativa.

Ao seguir a nossa trilha, com ajuda de profissionais qualificados e experientes, sua equipe de operações adquirirá um aculturamento perene e consistente, resultando em maior rentabilidade, competitividade e excelência ao negócio.

Tudo isso de uma forma interativa; dinâmica e flexível; com treinamento hands-on; times multidisciplinares; exercícios práticos e lúdicos; atividades on-line e presenciais; formação de multiplicadores e, principalmente, avaliação de casos reais da sua empresa, por isto, é um treinamento com aspectos consultivos.

Tem alguma dúvida ou precisa de auxílio para aumentar a rentabilidade do seu negócio?

 Deixe seu comentário e entraremos em contato ou entre diretamente em contato pelos canais oferecidos em nosso website: www.consultoriamasterplan.com.br

ou diretamente pelo número de WhatsApp (019) 99747-0626.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE