Gestão da Manutenção: Porque é imprescindível ao seu negócio | Gestão e Treinamento Empresarial
Gestão da Manutenção: Porque é imprescindível ao seu negócio
"Gestão da Manutenção: Porque é imprescindível ao seu negócio"

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

Manter as máquinas funcionando sem problemas é um desafio, não importa o setor. Manter o equipamento na melhor forma possível, no entanto, pode ser ainda mais desafiador. As técnicas e gestão corretas das práticas de manutenção podem ajudá-lo a manter todas as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

Reduzir o tempo de indisponibilidade e os erros operacionais, ao mesmo tempo em que reduz o custo de fazer negócios, são apenas dois dos muitos benefícios do uso de técnicas de gerenciamento de manutenção. Quer você seja uma pequena empresa ou uma grande corporação procurando economizar dinheiro, melhorar a eficiência produtiva e aumentar a lucratividade, você pode obter o máximo de seu investimento em gerenciamento de manutenção com a ajuda de nossa metodologia de trabalho e suporte técnico.

O que é Gerenciamento de Manutenção?

O Gerenciamento de Manutenção é o processo de gerenciamento das atividades de manutenção dos equipamentos para melhorar a satisfação do cliente, reduzir os custos operacionais e aumentar o OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento) e a lucratividade da organização.

As atividades de manutenção podem ser divididas em três categorias: Manutenção Corretiva, a Manutenção Preventiva e a Manutenção Preditiva. O programa de manutenção de uma máquina normalmente incluirá atividades relacionadas a cada um dos três tipos de manutenção.

As atividades de Manutenção Corretiva são realizadas para corrigir falhas, quebras que foram detectadas.

As atividades de Manutenção Preventiva ajudam a prevenir problemas antes que eles surjam através das inspeções adequadas de itens do equipamento, bem como da realização de testes funcionais em componentes elétricos ou mecânicos. 

A Manutenção Preventiva Planejada é qualquer atividade que é realizada regularmente para evitar avarias maiores bem como para manter uma máquina operando no ápice de desempenho e condições normais de processo.

A Manutenção Preditiva é uma espécie de evolução da Preventiva, pois utiliza equipamentos avançados para monitoramento das condições e desempenho de um equipamento durante a operação.  As tecnologias de manutenção preditiva incluem métodos de teste não destrutivos, como acústico, detecção de coroas, infravermelho, análise de óleo, medições de nível de som, análise de vibração e manutenção preditiva de imagens térmicas, que medem e coletam operações e equipamentos em tempo real através de redes de sensores sem fio.

O papel da equipe de operações, manutenção autônoma.

A equipe de operações pode ajudar a tornar a gestão da manutenção mais eficiente através de seu amplo conhecimento do equipamento em uso. Eles também podem ajudar a garantir que as tarefas de manutenção corretas sejam realizadas, principalmente mantendo as condições básicas, limpeza, lubrificação e pequenos ajustes para um bom funcionamento dos equipamentos.

A equipe de operações pode incluir pessoas de diferentes departamentos da empresa, mas antes de realizar as atividades de manutenção autônoma devem ser capacitadas pela equipe técnica.

Um gerente de operações ou industrial com experiência em gestão da manutenção pode ajudar a integrar a equipe de operações, assim como garantir que haja uma linha clara de comunicação entre os diferentes departamentos e processos.

O Gerenciamento da Manutenção inserida na gestão TPM

O Sistema de gestão TPM, atualmente Total Performance Management, é uma metodologia bastante abrangente de Melhoria Contínua que surgiu inicialmente com foco no equipamento na indústria japonesa do pós-guerra e se chamava Total Productive Maintenance, daí porque, até hoje, alguns profissionais relacionam a TPM como uma metodologia de gestão da manutenção.

Contudo, a metodologia TPM foi ampliando progressivamente o seu escopo no tempo, sempre com objetivo de otimização de processos, eliminação de perdas e desperdícios, melhoria da qualidade, satisfação dos clientes e desenvolvimento de pessoas. As principais técnicas de Gerenciamento da Manutenção compõem os pilares da metodologia TPM, tais como os pilares de Manutenção Autônoma e a Manutenção Planejada.

Para um conhecimento mais profundo sobre TPM consulte artigos na sessão blog do nosso site.

https://www.consultoriamasterplan.com.br/os-8-pilares-da-tpm-e-a-trilha-master-plan-para-eliminacao-de-perdas

https://www.consultoriamasterplan.com.br/a-importancia-da-metodologia-tpm-na-gestao-da-performance-total

O que é RCM?

A manutenção centrada em confiabilidade (Reliability Centered Maintenance) baseia-se em encontrar a melhor estratégia de manutenção possível para cada ativo ou equipamento da sua organização. O princípio norteador é que diferentes ativos requerem diferentes estilos de gestão de manutenção.

Alguns exigem monitoramento contínuo de alta tecnologia, como os sistemas preditivos, enquanto outros podem até mesmo ser deixados para estratégia de execução a falha (run-to-failure). 

O run-to-failure parece um contrassenso para o princípio da manutenção, porém há momentos em que é a melhor escolha. O exemplo clássico são as lâmpadas, que quase sempre têm o menor nível de criticidade. Elas são baratas para comprar e transportar em estoque. Quando eles falham, há pouco ou nenhum risco de segurança e você não está correndo o risco de reduzir a produtividade. E mesmo a tecnologia mais inexperiente pode substituí-los.

O processo de encontrar a melhor estratégia começa com olhar para o seu histórico de quebras e os passos que você vem tomando para manter e reparar seus equipamentos. A partir daí, você escolhe a melhor estratégia de manutenção.

O objetivo final da manutenção centrada na confiabilidade é alcançar níveis consistentemente altos de confiabilidade com os menores custos possíveis. A expressão não técnica é "obter o maior retorno para o seu dinheiro."

Alguns benefícios da Gestão da Manutenção

Maior Confiabilidade do Equipamento

Ao realizar tarefas de manutenção regulares, você pode ajudar a evitar quebras. Ao reduzir o tempo de parada, você também pode ajudar a melhorar a confiabilidade de seu equipamento, o que significa que ele terá um desempenho melhor do que se estiver passando por avarias regulares. A melhoria da confiabilidade geralmente resultará em um aumento da produção, bem como em uma diminuição do tempo de entrega de produtos acabados.

Redução do custo operacional geral

A manutenção regular das máquinas pode ajudar a ampliar o tempo para que as máquinas se avariem, o tempo de reparo ou até mesmo evitar que elas precisem de reparos.  Ao reduzir o tempo que uma máquina leva ser reparada, você é capaz de manter o nível de produção, sem incorrer no custo de contratar mais pessoas.

A manutenção de seu equipamento com maior frequência também pode ajudar a evitar que seu equipamento precise ser substituído ou o custo dos reparos.

Aumento da satisfação do cliente

Quando os clientes experimentam problemas com suas máquinas, eles podem ficar frustrados e desapontados. Ao ajudar a manter as máquinas funcionando sem problemas, você pode ajudar a reduzir a frustração e melhorar a satisfação geral do cliente pela melhoria em seu nível de serviço. Isto pode ter um impacto significativo em suas vendas e lucratividade, seja por melhorar índices de OTIF e a sua confiabilidade como fornecedor que poderá influenciar em sua estratégia de preços, seja porque você reduz perda de vendas por falta de mercadorias ou entrega a tempo.

Conclusão

A partir deste artigo, você recebeu uma visão geral deste assunto fascinante e bastante complexo que envolve a Gestão da Manutenção. A Master Plan possui mais de 14 anos de experiência dando consultorias e treinamentos para empresas de primeira linha com as técnicas atuais e comprovadas de Gestão da Manutenção e orientando as metodologias e estratégias mais adequadas ao seu negócio.

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