Entenda a importância da Gestão de Ativos para uma empresa | Gestão e Treinamento Empresarial
Entenda a importância da Gestão de Ativos para uma empresa
"Entenda a importância da Gestão de Ativos para uma empresa"

Equipamentos, computadores, impressoras, projetores, materiais de escritório, aparelhos telefônicos, veículos e até máquinas industriais! Você sabia que tudo isso faz parte dos ativos de uma empresa? E que a gestão deles pode impactar diretamente a produtividade e o patrimônio dessa empresa?

Para entender esse tema complexo e de extrema importância é necessário compreender a definição de ativos: segundo a norma técnica ISO 55.000, os ativos são todo e qualquer bem sobre o qual a empresa possa ter controle, sendo um conceito extremamente abrangente e que engloba uma série de fatores, inclusive quadro de funcionários, matéria-prima e até know-how!

Dada a amplidão do tema, vamos focar na importância de fazer uma gestão desses ativos, principalmente nos bens físicos e materiais de uma empresa, como suas máquinas industriais.  

O que é gestão de ativos?

É importante ressaltar que os ativos compõem o patrimônio da empresa. Portanto, cuidar dos bens de uma companhia é cuidar dela como um todo! Além disso, a gestão de ativos está diretamente ligada com a produtividade da empresa e dos funcionários: a partir do momento que todos os bens da empresa estão devidamente verificados é possível traçar melhor as possibilidades para cada maquinário/ferramenta, assim como definir melhor seu papel no funcionamento do trabalho.

Assim, a gestão de ativos é um conglomerado de ações que permitem administrar os bens de uma empresa, desde a aquisição desse bem, até sua produtividade, o fim de seu ciclo de vida e descarte.

O primeiro passo para uma gestão eficiente é fazer um inventário de todos os ativos da companhia identificando e fazendo registro do estado do material, assim como suas características e especificações técnicas. É importante criar ou manter um sistema para armazenar os dados e informações, deixando-as arquivadas para atualizações, futuras conferências e também consultas recorrentes.

Nesse procedimento de fazer o inventário, deve-se ter uma análise do tempo de duração dos ativos, acompanhamento, se é necessário fazer manutenção, reposição ou substituição e assim por diante.

Confira a seguir uma lista dos principais benefícios de fazer a gestão dos ativos:

- Aumento da vida útil dos bens: ao saber detalhes dos ativos é possível fazê-los durar por muito mais tempo.

- Evita a utilização errada dos ativos: com a gestão e especificação dos ativos, a chance de usar um material de maneira incorreta é eliminada.

- Gastos desnecessários com a manutenção dos bens podem ser evitados: zelando pelos bens de uma empresa, problemas de manuseio são evitados, evitando custos com reparos.

- Buscar manter os bens nos padrões de qualidade e segurança exigidos pela indústria: ao ter uma noção completa dos ativos é possível compará-los com o que está sendo exigido pelo mercado de trabalho e também pela lei!

- É possível tornar a empresa mais produtiva e reduzir custos: com uma boa gestão de ativos é possível definir as potencialidades de cada máquina/material, assim como a maneira mais produtiva e econômica de usá-las no cotidiano.  

- Segurança no ambiente de trabalho: com o conhecimento dos ativos e cumprimento das normas de segurança, os acidentes de trabalho possuem menos chances de acontecer, já que são identificados possíveis incidentes nos equipamentos e até as melhores maneiras do trabalhador utilizar sem correr riscos. 

- Estado de conservação, maneiras de armazenamos adequadas: deve-se adotar as melhores práticas de limpeza, conservação e condições de armazenagem dos equipamentos.

- Identificação e desenvolvimento operacional para operar um determinado ativo em questão: para isso é necessário definir o perfil de operador adequado para operar o equipamento e estabelecer um plano de capacitação para desenvolvimento do operador, para que ele opere aquele ativo com o máximo de produtividade e segurança possível.  

- Intensificar o controle de qualidade: quando se tem um controle e conhecimento de todos os ativos é possível escolher os bens adequados conforme seu grau de qualidade exigida e ampliar ainda mais o nível de qualidade dos mesmos.

Continue acompanhando a Master Plan nas redes sociais que em breve estaremos publicando algo sobre “Ativos Produtivos”, entrando um pouco mais na gestão industrial, como: conhecer a criticidade de cada um, estabelecer estratégias de manutenção específicas, elevar a vida útil dos componentes, etc...

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe um comentário no quadro abaixo.

Entre em contato. Será um grande prazer atendê-lo!

WhatsApp: (19) 3422-3857

Telefone: (19) 99747-0626

contato@consultoriamasterplan.com.br

Veja outros temas importantes que publicamos no nosso blog:

A importância do desenvolvimento de competências e habilidades

10 Razões para se tornar um especialista na sua área

Como manter o Sistema de Gestão da Qualidade efetivo e eficaz

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE