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Como fazer um plano de negócios em 7 passos
"Como fazer um plano de negócios em 7 passos"

Pesquisas apontam que os principais fatores de mortalidade de empresas são a falta de planejamento e a gestão ineficiente. Veja, então, como fazer um plano de negócios para evitar erros e reduzir as incertezas do seu empreendimento

O plano de negócios, também conhecido como Business Plan traça um panorama do mercado, do serviço ou produto e das atitudes do empreendedor. 

Através da elaboração cuidadosa e detalhada de um plano de negócios, você obtém informações valiosas sobre o seu segmento, nicho ou ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores. 

Também consegue identificar quais são seus pontos fortes e fracos, o que determina a viabilidade da sua ideia e otimiza a gestão da empresa.

Apesar da cultura do planejamento não fazer parte da rotina de muitos brasileiros, devemos informar que o simples fato de elaborar um plano de negócios antes de abrir, de ampliar a sua empresa, de avaliar a expansão de uma linha de produtos, entre outras coisas, evita erros, desvios, impactos e problemas, que podem comprometer o negócio.

Dessa maneira, podemos dizer que colocar no papel informações precisas sobre a sua empresa através de um plano de negócios bem elaborado é essencial para a estratégia do negócio e análise do potencial financeiro (viabilidade e desempenho). 

É a ferramenta mais adequada para estruturar e organizar ações, definir estratégias, captar recursos, dividir tarefas e selecionar funcionários. 

A seguir, falaremos mais sobre o conceito do plano de negócios, destacaremos a sua importância e daremos um roteiro básico passo a passo para você fazer o seu. 

O que é um plano de negócios

De uma maneira bem prática, podemos dizer que um plano de negócios é um mapa ou um GPS empresarial que vai guiar você pela jornada de criação ou de ampliação da sua empresa com o objetivo de evitar perdas, prejuízos e falhas. 

É um estudo, uma análise que apresenta dados, ideias, indicações, elementos sobre os quais você faz escolhas e toma decisões sobre seu empreendimento para fortalecê-lo, reduzir incertezas e aumentar as chances de sucesso. 

Nele devem estar informações, como objetivos, metas, forma de trabalho, estratégias, concorrentes, fornecedores, modelo de gestão, público ideal, direcionamento de marketing, temas comerciais, características do mercado, recursos financeiros e até quais produtos ou serviços você vai oferecer. 

Assim, você consegue prever problemas, antecipar soluções, eliminar erros e otimizar a gestão do seu negócio de uma forma mais consistente. 

Independentemente do tamanho da sua empresa, fazer um plano de negócios é a sua melhor opção para garantir o sucesso dela. 

Importância do plano de negócios Basicamente, um plano de negócios ajuda você a compreender e estabelecer as diretrizes da sua empresa e oferece condições de gerenciamento de uma forma mais eficaz, ajudando na tomada de decisões mais assertivas.

Além disso, ele também:

  • Organiza as ideias;
  • Orienta a expansão de empresas já existentes;
  • Apoia a administração do negócio em números e estratégias;
  • Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
  • Capta recursos, sejam financeiros ou humanos;
  • Apresenta as reais necessidades para abrir a empresa;
  • Elabora um passo a passo para a abertura sustentável de um negócio;
  • Analisa se o negócio é de fato viável;
  • Planeja ações comerciais e de marketing;
  • Identifica a concorrência;
  • Destaca seus pontos fortes e fracos;
  • Antecipa erros do projeto;
  • Reduz riscos;
  • Facilita o alcance dos objetivos.

Roteiro básico para estruturar o plano de negócios passo a passo Veja, agora, como estruturar seu planejamento através de 7 passos.

1. Iniciando o plano de negócios

Conheça profundamente o seu ramo de atividade para definir produtos ou serviços e analisar o melhor local para instalar a sua empresa. 

2. Análise de mercado

Esta é uma das etapas mais importantes porque é fundamental conhecer os clientes, concorrentes e fornecedores para oferecer os melhores produtos ou serviços. 

Com a definição do seu cliente ideal você economiza recursos, uma vez que consegue direcionar os seus esforços de uma maneira mais otimizada. 

Também é preciso considerar o posicionamento do seu produto no mercado. Como ele será visto? Tem qualidade e bom custo-benefício? É competitivo? Está de acordo com o que a concorrência costuma vender ou trabalhar?

Estas informações delimitam o seu negócio, indicam se você está seguindo na direção certa e se ele é viável a ponto de atingir os clientes ideais de uma maneira mais assertiva. 

3. Marketing

Saiba o valor que o seu produto agrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer a fundo a solução que está vendendo ajuda a atrair mais pessoas para comprá-la. 

 4. Plano operacional

Ele descreve como a empresa será estruturada, desde a localização, instalações físicas e até equipamentos. Também estima a capacidade produtiva e de quantos clientes consegue atender por mês, além de ajudar você a calcular os recursos humanos, quantos colaboradores serão necessários e as tarefas que cada um vai desempenhar.

5. Plano financeiro

Aqui você estabelecerá o quanto deve investir para concretizar a empresa. O documento deve conter, basicamente, os custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa. É interessante ter em mente também a sua perspectiva de lucro. 

6. Análise de cenários e análise estratégica

A análise de cenários auxilia a prever situações que podem afetar os resultados da empresa e contribuir com tomadas de decisão mais rápidas e efetivas. Com base nos cenários possíveis, você estabelece quais estratégias deverão ser implementadas.

7. Avaliação do plano de negócios

Avalie cada detalhe e coloque o plano em prática. Lembre-se que o plano de negócio é uma ferramenta de gestão, um estudo e deve ser revisado periodicamente.

Aqui na Master Plan nós temos profissionais treinados, qualificados, capacitados e habilitados para orientá-lo no sentido de elaborar um excelente plano de negócios. Conte conosco!

 

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